quinta-feira, 19 de abril de 2012

Turismo cresce em Itapeva e fortalece a economia dos municípios

Estudo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapeva aponta crescimento do fluxo de turistas no município. O movimento de hotéis e pousadas foi acompanhado durante o primeiro trimestre de 2012 e os números demonstraram um aumento considerável no número de hospedagens, no período de janeiro a março, mais de 10 mil pessoas.
De janeiro a fevereiro, o movimento nos hotéis cresceu 7,35%. De fevereiro a março, o aumento foi ainda maior, chegando a 9,93%. Os dados, coletados pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, fazem parte de um levantamento experimental que objetiva criar dois tipos de indicadores para auferir o desempenho do segmento do turismo, em especial no setor de meios de hospedagem. Com os dados, será possível medir mensalmente a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas, bem como obter um indicador do fluxo de turistas na cidade.
Para o secretário municipal da Cultura e Turismo de Itapeva, Davidson Panis Kaseker, além do volume normal de representantes comerciais semanalmente movimentam os hotéis, os índices promissores do início do ano são reflexos de iniciativas da Prefeitura e de instituições do setor na promoção de ações e eventos. "Os empresários do setor hoteleiro confiaram na iniciativa, apoiando-a de forma efetiva com o compartilhamento das informações", diz.
" Sediar eventos de médio e grande porte, como a Intermed e a Agrovia, traz benefícios direto e indiretos para a economia, promove desenvolvimento e valorização do município", explica Kaseker. "Itapeva precisa estar preparada para receber eventos que trazem público de outros municípios, estados e até mesmo pessoas de outros países. Temos capacidade para ser palco de grandes eventos", afirma o secretário.
A Agrovia, feira de negócios, tecnologia agrícola e pecuária, realizada anualmente em Itapeva, já entrou para o calendário de eventos da região Sudoeste Paulista. "Em quatro dias de evento, a Agrovia gera centenas de empregos indiretos, promove o aquecimento da economia, com o grande movimento do comércio, da prestação de serviços e hotelaria, além de divulgar a região como uma potência agrícola", destaca o secretário. Em 2012, há previsão de que cerca de 20 mil pessoas visitem a feira, que acontece de 16 a 19 de maio.
"Estamos investindo para que possamos ser o destino de outros eventos, congressos, convenções, feiras, entre outras atrações. Nossa proposta é valorizar a cultura, promover o desenvolvimento econômico e social, garantindo sustentabilidade e qualidade de vida para a nossa população", finaliza Kaseker.

Bárbara Laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário