sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pratique o Turismo em Itapeva

Outro dia eu estava conversando com algumas pessoas sobre o turismo em Itapeva e mostrei algumas fotos da zona rural, onde se encontra parte das riquezas do município. A cara de surpresa de todos foi inevitável e a pergunta era: Onde fica isso? 
Como pode tanta beleza passar despercebida pela maioria dos itapevenses? Temos um município repleto de lindas paisagens, dignas de um cartão postal, e pouquíssimas pessoas as conhecem! 
São os chamados atrativos turísticos, definido pelo Ministério do Turismo como os locais, objetos, equipamentos, pessoas, fenômenos, eventos ou manifestações capazes de motivar o deslocamento de pessoas a conhecê-los. Eles podem ser de características naturais, culturais, atividades econômicas, eventos programados e realizações técnicas, artísticas e científicas.

Na prática, isso quer dizer que nossa “Pedra Chata” guarda os sítios arqueológicos, áreas de preservação ambiental, os cânions, cachoeiras, patrimônios históricos, uma comunidade quilombola, centro comercial e de serviços, a agricultura orgânica, o plantio de cereais, serviços médico-hospitalar como referência, matas ainda preservadas, o circuito da madeira, corredeiras, pedras, picos e fazendas históricas. Isso, sem falar em tudo o que pode ser criado a partir de todos esses atrativos, como as atividades de aventura, rapel, canoagem, escalada, voo livre, etc.O que não falta para Itapeva são atrativos para motivar a chegada de novos visitantes. 
Nosso potencial é tão grande que temos a capacidade de atrair até os turistas estrangeiros. Já pensou morar numa cidade onde circulam pessoas de todo o mundo? Temos tudo para que isso seja possível, mas falta apenas um planejamento adequado, conhecer e amar nossa própria cidade e nos prepararmos para receber turistas de forma adequada, com toda a atenção e cuidado.
Por isso, convido a todos a participarem do Primeiro Curso Básico de Turismo, que será realizado pela Secretaria da Cultura e Turismo de Itapeva em parceria do COMTUR, entre os dias 24 e 29 de agosto de 2009. 
Para maiores informações acesse o site www.culturitapeva.com.br 
Como vimos, há um longo trabalho e muitos prazeres pela frente. A viagem está apenas começando, embarque no turismo e boa viagem!


Paula Costa é consultora em turismo, especialista em planejamento e marketing turístico e assessora técnica da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva e do COMTUR.

Cânion do Itanguá – Núcleo Fracarolli – Itapeva/SP – Agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário