quarta-feira, 30 de maio de 2012

Turismo segue em alta em Itapeva.


Estudos periódicos realizados pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva sobre o fluxo de turistas no município continuam a apontar superávit. As estatísticas comprovam aumento gradativo no número de hospedagens.

O secretário municipal da Cultura e Turismo de Itapeva, Davidson Panis Kaseker, conta que o aumento considerável do movimento nos hotéis da cidade está atrelado à realização de eventos de caráter estadual e nacional. “Estamos sendo procurados para sediar eventos de médio e grande porte, que reúnem um grande número de pessoas de fora”, comenta Kaseker. “Em abril, sediamos a Intermed, evento que reuniu centenas de estudantes, aqueceu as vendas do comércio local e injetou dinheiro na nossa cidade”, completa.

A ideia da Secretaria é, mensalmente, destacar o crescimento do turismo em Itapeva a partir de dados estatísticos, relacionando o fluxo de turistas aos eventos do mês. “A Agrovia, que é uma feira nacional de agronegócio e reúne todos os anos expositores de todo país, movimentou a cidade no mês de maio e movimentou os hotéis. Precisamos estimular a realização de eventos como este, que traz benefícios diretos para a nossa economia”, destaca.

“É importante aferir mensalmente o fluxo de turistas no município e a taxa de ocupação dos hotéis. Dessa maneira estamos gerando uma série histórica que permitirá a comparação de dados e a aferição dos resultados de nossas ações em favor do desenvolvimento do turismo, tanto de aventura, que é a nossa vocação, quanto o de negócios”, completa. O secretário conta ainda que os dados do levantamento são disponibilizados por todos os hotéis do município.

As expectativas para o mês de junho são otimistas. A Feira da Madeira e a Feira Empresarial de Itapeva (FEI), que serão realizadas paralelamente de 13 a 16 de junho no Campus da Unesp, prometem aquecer as vendas do comércio e atrair pessoas de outros municípios. “Sabemos que esses eventos são um incentivo para que nosso comércio se prepare cada vez mais para atender as demandas”, finaliza.


Bárbara Laranja

Itapeva participa da 7ª Tropeada da região



Resgatar a história tropeira. Esse é o objetivo da tradicional tropeada, onde cavaleiros e muladeiros refazem o trajeto percorrido pelos primeiros tropeiros que estiveram na região. A sétima edição acontece entre os dias 18 e 27 de maio.

A saída será na sexta-feira (18), do município de Itararé, no Centro de Eventos, às 9h, com cerca de 150 participantes. Serão dez dias de passeio, num total de 360 quilômetros, por campos e florestas, onde a saga tropeira fincou suas raízes. Em cada cidade, novos cavaleiros se juntam ao grupo, que ao chegar ao destino somam 300 participantes. A chegada é prevista para o dia 26 de maio, em Sorocaba, no Largo do Divino e no domingo será realizado o encerramento da 45ª Semana do Tropeiro de Sorocaba, com mais de quatro mil participantes.

Durante o percurso, os tropeiros fazem paradas nos doze municípios que fazem parte do Caminho Paulista das Tropas, entre eles, Itapeva. A recepção será no sábado, dia 19, na Fazenda Ermelino Maschietto, onde haverá almoço e o pouso no Rancho dos Cavaleiros e Muladeiros. Atrações culturais, como música e dança, que remetem à tradição tropeira, serão apresentadas durante a estadia da tropa no município.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, é parceira do evento e recebe a tropa. “É muito importante mantermos a tradição da nossa região. O tropeirismo faz parte da história de Itapeva”, diz Cassiano Tófolli de Oliveira, secretário municipal de Agricultura.

                                                                                                                              Tamara Freitas